Papa nomeia um laico para presidir órgão de controle financeiro do Vaticano
Cidade do Vaticano, 19 nov (EFE).- O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira o luxemburguês René Brülhart como novo presidente da Autoridade de Informação Financeira (AIF), no que representa a primeira vez que um laico comandará as finanças do Vaticano.
Brülhart, que era já diretor da AIF, substitui o bispo Giorgio Corbellini, que presidia este órgão de controle de maneira provisória desde o último dia 30 de janeiro após a saída do cardeal Attilio Nicora, fundador e primeiro presidente deste organismo criado em 2010 por Bento XVI.
Agora Brülhart terá que decidir o nome do novo diretor, que será depois nomeado pelo secretário de Estado, Pietro Parolin.
A entidade, que vigia todas as estruturas econômicas do Vaticano, está formada por quatro membros nomeados no último mês de junho.
A nomeação de um não italiano para outro dos organismos financeiros do vaticano se soma à presença do cardeal australiano George Pell à frente da secretaria para a Economia do Vaticano, uma espécie de “Ministério da Economia” criado pelo papa Francisco. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.