Partido oposicionista do Japão elege política com pai taiwanês como líder

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/09/2016 10h52
EFE renho murata

O Partido Democrático do Japão, o principal da oposição no país, escolheu como líder a parlamentar Renho Murata, de 48 anos. Com pai taiwanês, a política é a primeira pessoa com herança étnica mista a comandar um dos principais partidos políticos no país.

Em seu terceiro mandato na Câmara Alta, Murata é uma mostra da crescente influência dos cidadãos japoneses com ao menos um pai estrangeiro. Ela disse que terá discussões dentro do partido sobre como o Japão pode promover valores de diversidade e coexistência.

Murata já foi ministra e é mãe de dois filhos. Ela é a primeira mulher a liderar a oposição desde Takako Doi, que foi líder do Partido Social Democrata de 1986 a 1991.

Caso o Partido Democrático do Japão chegasse ao poder, Murata estaria posicionada para ser primeira-ministra, porém, a sigla tem um longo caminho para superar o Partido Liberal Democrático, do premiê Shinzo Abe. Os governistas apareceram com 40% das intenções de voto em pesquisa de setembro da emissora NHK, ante apenas 8% do Partido Democrático do Japão.

Murata nasceu em Tóquio de pai taiwanês e mãe japonesa. Ela foi criada falando apenas japonês, mas quis aprender mais sobre suas raízes, abandonou a carreira de apresentadora de jornal na televisão e foi estudar mandarim na Universidade de Pequim entre 1995 e 1997. Na última terça-feira, 14, a política reconheceu que, diferentemente de declarações anteriores, ela também tem cidadania taiwanesa, mesmo após adotar a cidadania japonesa aos 17 anos. O Japão obriga seus cidadãos a ter apenas uma nacionalidade, embora não haja punição para os que possuem também outra. Murata disse que já preencheu a papelada para renunciar à nacionalidade taiwanesa.

A líder partidária diz que a política de Abe deixou muitas pessoas para trás, entre elas famílias com apenas um pai e estudantes com financiamentos para pagar. Ela pede que os impostos sobre os ricos sejam elevados, bem como um imposto maior sobre ganhos de capital.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.