Partido pró-Rússia vence eleições na Letônia, segundo primeiros resultados

  • Por Agencia EFE
  • 04/10/2014 21h28

Moscou, 4 out (EFE).- O partido pró-Rússia Harmonia venceu as eleições parlamentares realizadas neste sábado na Letônia, nas quais se transformou na força mais votada ao conseguir 25,38% dos votos, segundo a apuração das cédulas em mais da metade dos colégios eleitorais do país.

Os primeiros resultados oficiais divulgados pelo Comitê Eleitoral Central (CEC) parecem jogar no lixo os dados coletados no fechamento dos colégios eleitorais por todas as pesquisas de boca de urna realizadas no país, que davam a vitória ao Unidade, da primeira-ministra da Letônia, Laimdota Straujuma.

Após a apuração dos votos em 614 dos 1054 colégios eleitorais, a formação que lidera a coalizão de centro-direita que governa a Letônia é apenas a terceira força do país, com o apoio de 19,96% dos cidadãos, atrás também da União de Verdes e Camponeses (20,45%).

A pesquisa elaborada conjuntamente por LETA, LNT, SKDS e pela Universidade Stradins de Riga, da mesma forma que todas as demais enquetes, apontavam o Unidade como o partido mais votado, com 23,8% dos votos, seguido dos pró-Rússia do prefeito da capital Riga, Nil Ushakov.

Essa mesma pesquisa atribuiu o terceiro posto à União de Verdes e Camponeses e apontou uma contundente ascensão dos ultranacionalista União Nacional-Tudo pela Letônia, que, segundo os primeiros resultados oficiais, conseguiu 15,6% dos votos.

As pesquisas de boca de urna, no entanto, acertaram ao cravar o acesso ao parlamento unicameral letão de outros dois partidos que não têm cadeiras no Legislativo atual: Coração pela Letônia (7,14%) e União Regional (6,06%). EFE