Passagem de tornado no norte do México provoca 11 mortes

  • Por Agência EFE
  • 25/05/2015 15h24
EFE Tornado no norte do México provoca 11 mortes

Pelo menos 11 pessoas morreram devido à passagem de um tornado na manhã desta segunda-feira em Ciudad Acuña, no estado de Coahuila, no norte do México, onde o fenômeno meteorológico causou também severos danos materiais, disse o prefeito, Lenin Pérez no Twitter.

Uma fonte da Defesa Civil de Coahuila disse à Agência Efe que o tornado chegou a Ciudad Acuña às 6h10 (8h10 de Brasília). Profissionais de primeiros socorros e soldados do exército já foram enviados à região para apoiar os trabalhos de resgate.

O plano de contingência já foi ativado pelo governador do estado de Coahuila, Rubén Moreira, que foi à região conhecida como Ampliación Santa Teresa, a mais afetada.

Em entrevista à imprensa local, o prefeito estimou em 1.500 o número de casas destruídas pelo tornado, que só durou seis segundos e fez veículos tombarem.

Nas poucas imagens divulgadas, sobretudo através de redes sociais, podem ser vistas dezenas de carros destruídos, alguns deles em telhados de casas, e residências em ruínas.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou pelo Twitter que “foram disponibilizados abrigos temporários para receber as pessoas que tiveram graves danos em suas casas”.

Segundo ele, o escritório nacional de Defesa Civil trabalha em coordenação com o governo de Coahuila para apoiar as famílias afetadas pelo tornado.

Já o prefeito convocou todos os cidadãos de Ciudad Acuña e do estado a ajudar os desabrigados e pediu “água, comida enlatada e roupas”.

“Não descansaremos até ver todas as pessoas afetadas a salvo”, declarou Lenin Pérez no Twitter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.