Pelo menos 38 mortos e 36 feridos em vários ataques no Iraque
Bagdá, 24 set (EFE).- Ao menos 38 pessoas morreram nesta quarta-feira e outras 36 ficaram feridas em diferentes ataques cometidos no Iraque, onde combatentes do Estado Islâmico (EI) dinamitaram uma mesquita e uma igreja, informaram à Agência Efe fontes de segurança.
O Exército e a polícia iraquiana recuperaram hoje as localidades de Nufal, Bablan e Al Sudur, a 15 quilômetros ao norte da região de Al Maqdadiya, que fica a 40 quilômetros ao nordeste de Baquba, capital da província de Diyala, no leste do país.
Nessa operação, 19 jihadistas do EI morreram e um soldado iraquiano, e sete membros da polícia e do Exército ficaram feridos.
Além disso, as forças governamentais destruíram quatro veículos dos jihadistas equipado com metralhadoras.
Por outro lado, sete membros da milícia Brigadas da Paz, que é ligada ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr, morreram e outros 11 ficaram feridos em confrontos com os jihadistas na cidade de Tawakul, a nove quilômetros ao norte de Al Maqdadiya.
Além disso, um membro do EI morreu e outros quatro sofreram ferimentos pela explosão de uma bomba durante a passagem de um veículo na localidade de Al Saadiya, a 60 quilômetros ao nordeste de Baquba.
Outras sete pessoas da mesma família morreram em um bombardeio aéreo do Exército iraquiano na região de Al Muatasem, a dez quilômetros ao sul de Samarra, que está situada a 40 quilômetros ao sul de Tikrit, a capital da província de Saladino, no norte do país.
Por outro lado, os combatentes do EI destruíram hoje com explosivos a mesquita de Al Arbain, no centro de Tikrit.
Essa mesquita tinha em seu pátio os túmulos de 40 combatentes muçulmanos que participaram da invasão islâmica da cidade de Tikrit durante a época de Maomé (que morreu no ano de 632).
De acordo com a interpretação radical do Islã por parte do EI, é proibido construir edifícios onde existem túmulos, de modo que a mesquita era, segundo esse critério, um lugar profano.
Os combatentes do EI também explodiram a igreja de Al-Khadra, localizada no complexo dos palácios presidenciais no centro de Tikrit.
A igreja é uma das mais antigas do Iraque e foi reformada pelo falecido ditador Saddam Hussein em 1994.
Além disso, dois civis morreram e outros oito ficaram feridos pela explosão de uma bomba na área de Al Mashtal, no leste de Bagdá.
Outra bomba causou uma morte e deixou seis feridos em Al Bab al Sarqui, no centro de Bagdá.
Em junho, o EI fez importantes conquistas nas províncias de Ninawa, Saladino e Diyala, na metade norte do país, e declarou um califado nos territórios da Síria e do Iraque sob seu domínio. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.