Percurso pelo mundo dos “sem-teto” ganha Prêmio Rei da Espanha de Rádio

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2015 11h28

Madri, 6 fev (EFE).- Um microrreportagem que percorre o mundo dos “sem-teto”, veiculada pela emissora “Rádio Nacional da Espanha” (“RNE”), ganhou nesta sexta-feira o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria de rádio.

“Guias turísticos sem-teto”, é um espaço de cinco minutos de duração elaborado por Margarita Esparza Moles e veiculado em novembro de 2013.

O programa se centra no trabalho dos guias que permitem aos turistas ver como vivem os “sem-teto” e ter acesso a outros percursos de Barcelona.

São percursos de caráter social que agora têm também um objetivo empresarial. Os novos guias, procedentes da rua, já vivem em uma Fundação.

Margarita, que começou a trabalhar como redatora da “RNE” em 1989, se ocupou de diferentes informações, de política à economia e também realiza reportagens para a “Rádio 5” e “Rádio Exterior da Espanha”.

O júri destacou a originalidade do relato para, em apenas cinco minutos, contar um percurso por Barcelona que combina o turístico com os lugares habitualmente fora dos circuitos e guiado por pessoas sem domicílio estável.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha são distribuídos anualmente pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aecid), dependente do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, e são patrocinados pela OHL, grupo internacional de concessões e construção.

O prêmio é dotado de 6.000 euros e uma escultura de bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Trata-se da 32ª edição destes prêmios internacionais, que buscam reconhecer o trabalho de profissionais em língua espanhola e portuguesa. EFE

jgb/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.