Pesquisa Datafolha aponta que 87% dos brasileiros apoiam redução da maioridade

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2015 11h10
Marcos Santos/USP Imagens Adolescentes na Fundação Casa - antiga Febém

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22) aponta que 87% dos brasileiros defendem a redução da maioridade penal, divulgou o jornal Folha de S. Paulo, que encomendou o levantamento.

O estudo mostra que 73% apoiam a redução da idade mínima de imputabilidade para qualquer crime, mas 27% consideram a mudança legítima apenas para determinados casos, como crimes mais violentos.

Os dados mostram uma manutenção da opinião popular registrada em abril pelo mesmo instituto, quando a quantidade idêntica de 87% disse ser a favor de reduzir a maioridade.

A pesquisa foi feita em meio a discussões sobre o tema e às vesperas de a Câmara dos Deputados votar lei que propõe a mudança lei apenas para crimes hediondos.

O projeto que reduz a idade mínima para 16 anos apenas em crimes violentos é fruto de acordo entre governo, que não queria uma redução irrestrita da maioridade penal, e oposição.

O levantamento destaca ainda que quanto mais escolarizado o entrevistado, menos chance de ele ser favorável à redução da maioridade.

Entre pessoas com apenas Ensino Fundamental, 90% defendem a mudança, enquanto 78% apoiam a iniciativa entre as pessoas com nível superior de estudo.

Foram ouvidas 2.840 pessoas de 174 municípios na semana passada e as estatísticas têm 2% de margem de erro, para mais ou para menos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.