Pesquisa revela que 49% dos espanhóis preferem uma monarquia
Madri, 8 jun (EFE).- Uma pesquisa publicada neste domingo pelo jornal “El País” demonstrou que 49% dos espanhóis apoiam uma monarquia com o príncipe Felipe como rei, enquanto 36% desejam a instauração de uma república.
Além disso, segundo a enquete realizada pelo instituto Metroscopia, 62% dos cidadãos pensam que deveria ser realizado um plebiscito sobre o modelo de Estado.
A pesquisa também indicou um amplo apoio dos espanhóis à abdicação do rei Juan Carlos, assim como um alto reconhecimento do trabalho realizado pelo monarca.
Para 62% dos entrevistados, “em algum momento” deve ser convocado um plebiscito para que a população decida se a Espanha deve seguir como uma monarquia ou não, vontade que é mais visível entre os jovens.
Esta pesquisa foi realizada a partir de mil entrevistas nos dias 4 e 5 de junho.
O jornal “La Razón” publicou hoje outra pesquisa, realizada pelo instituto NC Report entre os dias 2 e 6 de junho a partir de 900 entrevistas, que demonstrou que 77,4% dos espanhóis consideram bom ou muito bom o reinado de Juan Carlos I.
Além disso, 89,6% dos entrevistados entendem os motivos de sua abdicação. Já 72,3% acredita que a monarquia dá estabilidade à nação, enquanto 87% acredita que o príncipe está preparado para assumir a Coroa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.