PF indicia funcionário da Vale em inquérito sobre tragédia em Mariana

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/06/2016 17h41
Resplendor (MG) - Imagem aérea mostra a a lama no Rio Doce, na cidade Resplendor ( Fred Loureiro/ Secom ES) Fred Loureiro/Secom ES Barragem

A Polícia Federal anunciou nesta quinta-feira, 9, o indiciamento de um funcionário da mineradora Vale dentro do inquérito que apura o rompimento da barragem da Samarco – controlada pela empresa e pela BHP Billiton. O acidente ocorreu no município de Mariana (74km da capital) no dia 5 de novembro do ano passado. 

Em janeiro de 2015, a PF já havia indiciado a Vale, a Samarco, a empresa de consultoria VogBr e técnicos. Não havia, porém, funcionários da Vale na lista.

O executivo da empresa que teve indiciamento anunciado nesta quinta é o responsável pelo complexo de Alegria, próximo à barragem de Fundão. A Vale enviava rejeitos para a represa, conforme as investigações da PF. 

O volume de rejeitos da Vale na represa que ruiu seria de 28% do total, conforme informou nesta quinta o delegado Roger Lima, responsável pelas investigações. O inquérito ficou suspenso por cerca de dois meses para definição de competência jurídica. Na semana passada, foi decidido que a competência é da justiça federal em Ponte Nova.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.