PF mira grupo que lucrou R$ 3 bi em contrabando

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/06/2016 09h14
Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Celeno, que acusa um grupo de ter movimentado, anualmente, cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias contrabandeadas. Segundo a PF, a quadrilha é grande e atuou em diversos estados.

Cerca de 360 Policiais Federais estão cumprindo 138 mandados judiciais, sendo 28 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 77 de busca e apreensão nos estados do Paraná, de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

De acordo com nota da PF, as apurações começaram em 2013 e ‘detectaram quatro grupos criminosos que, quase diariamente, conduziam suas aeronaves de Salto Del Guairá, no Paraguai, até pistas clandestinas no interior do estado de São Paulo”, complementando, “as mercadorias eram, então, retiradas dos aviões e escoadas para entrepostos de armazenamento onde eram transportadas por caminhões e veículos até os destinatários finais”.

Durante as apurações, a Federal informou que constatou-se que pelo menos doze aeronaves eram utilizadas pelo grupo, ‘realizando até mesmo dois voos diários, conforme as condições de clima e luminosidade’. Cada aeronave levava cerca de 600 quilos de mercadorias em valor estimado de 500 mil dólares por frete ilícito. “As células criminosas, responsáveis pelos fretes aéreos, eram contratadas por agenciadores baseados em Foz do Iguaçu/PR e no Paraguai. Além disso, um dos agrupamentos comercializava os produtos em empresas próprias de Ribeirão Preto/SP e São Paulo/SP”, informa a diligência da policia.

Ao longo da investigação, foram apreendidas quatro aeronaves, sendo uma delas um monomotor alvejado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em outubro de 2015, quando tentava retornar ao Paraguai carregado de contrabandos.

O nome da Operação remete à mitologia grega na qual Celeno é uma harpia, um monstro mitológico. O nome ainda tem o significado de “obscuro” ou “escuridão”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.