PIB alemão cresceu 0,4% em 2013

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 08h06

Berlim, 15 jan (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu no ano passado 0,4%, a menor taxa desde 2009, informou nesta quarta-feira o Departamento Federal de Estatística (Destatis).

O Estado alemão fechou o ano com um déficit público equivalente a 0,1% do PIB, frente ao superávit de 0,1% de 2012, detalhou Roderich Egeler, presidente do Destatis.

O crescimento da economia alemã se deveu principalmente ao consumo interno, enquanto os investimentos e setor exterior, afetado pela recessão na eurozona, tiveram uma contribuição negativa.

“Obviamente, a economia alemã se viu afetada pela persistente recessão em alguns países europeus e a freada forte da evolução econômica em nível global. A forte demanda interna só pôde compensar isto em parte”, explicou Egeler.

O consumo de empresas e famílias avançou 0,9% em 2013 e o do estado aumentou 1,1% em termos anualizados, enquanto os investimentos se contraíram 2,2%.

As exportações de bens e serviços alemães, tradicional ponto forte da economia alemã, cresceram 0,6%, enquanto as importações avançaram 1,3%, por isso a contribuição do setor exterior ao PIB foi negativa (-0,3%).

O Estado alemão fechou o ano passado com um déficit de 1,7 bilhão de euro, o equivalente a 0,1% do PIB, segundo cálculos provisórios do Destatis.

Os números do crescimento da maior economia europeia coincidem com as quais tinham previsto a maioria de institutos econômicos alemães e ficam ligeiramente abaixo do 0,5% estimado pelo Ministério da Economia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.