PIB de zona do euro avança 0,3% no quarto trimestre de 2013

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 11h42

Bruxelas, 14 fev (EFE).- A economia da zona do euro cresceu 0,3% no quarto trimestre de 2013 se comparada com os três meses anteriores, tanto que o PIB do conjunto da União Europeia (UE) avançou 0,4%, segundo o cálculo antecipado nesta sexta-feira do escritório comunitário de estatística Eurostat.

Comparada com o mesmo trimestre de 2012, a economia da zona do euro aumentou 0,5% e dos vinte E oito 1%.

O PIB da Espanha avançou 0,3% no quarto trimestre comparado com o período de julho e setembro, mas contraiu 0,1% se comparado com um ano antes.

Desta maneira, o PIB da eurozona avançou três décimos no quarto trimestre frente ao terceiro do ano passado e o do conjunto do bloco comunitário um décimo.

Na UE, só contraíram no quarto trimestre as economias do Chipre (-1%), Finlândia (-0,8%) e Estônia (-0,1%) frente ao terceiro, apesar da Eurostat não dispor de todos os dados.

A Romênia foi o país com o PIB mais elevado nos últimos três meses de 2013, com 1,7%, embora manteve o ritmo do trimestre precedente.

A economia da República Tcheca passou de um crescimento de 0,2% a 1,6% e a da Lituânia avançou desde 0,3% do terceiro trimestre a 1,2% no quarto.

Das grandes economias, o Reino Unido reduziu em um décimo seu ritmo de crescimento no quarto trimestre (0,7%), enquanto a Alemanha avançou um décimo (0,4%) e a França três (0,3%).

A economia italiana passou de um crescimento zero ao um de 0,1% e a Holanda melhorou o seu quatro décimos, ao registrar um aumento de 0,7%.

A economia de Portugal, por sua parte, seguia avançando (0,5%), dois décimos a mais que no terceiro trimestre. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.