Plebiscito é maior risco para o Reino Unido e os mercados globais, diz BoE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/06/2016 10h25
Reprodução/Wikipédia Brexit

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla, em inglês) afirmou, nesta quinta-feira (16), que a possibilidade de que os eleitores do Reino Unido votem para deixar a União Europeia é o maior risco para o próprio país e os mercados globais. A consulta sobre o tema ocorre no próximo dia 23 e pesquisas têm mostrado uma disputa acirrada.

A declaração da instituição consta de sua comunicação, após decisão de política monetária do governo, também na quinta. Além de divulgar a decisão, o banco central publica, ao mesmo tempo, a ata da reunião. O BoE manteve a política monetária, por unanimidade, e mostrou cautela com os efeitos da possível saída do Reino Unido da UE, em movimento conhecido como “Brexit”. Segundo o banco estatal, o Brexit pode levar a uma forte queda na libra e também ao aumento do desemprego no país. Com a expectativa pela votação, decisões de investimento e negócios no setor imobiliário, por exemplo, têm sido adiados.

O BoE argumentou que o fato de que haverá o plebiscito em uma semana dificulta a interpretação dos dados econômicos. Uma votação para a saída do Reino Unido do bloco significaria um efeito “adverso” para a economia global, advertiu a instituição. Ainda segundo o BoE, as contínuas forças contrárias significam que deve haver uma trajetória cautelosa na elevação dos juros no Reino Unido, no futuro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.