Polícia britânica vê “fortes conexões” entre atentados de Sousse e do Bardo

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 12h19

Londres, 5 ago (EFE).- A Polícia Metropolitana de Londres (MET) vê “fortes conexões” entre os atentados de corte islamita perpetrados na Tunísia, que ocorreram em março passado no Museu do Bardo, na capital tunisiana, e em junho na turística cidade de Sousse.

Agentes da unidade antiterrorista da MET conectaram ambos atentados, nos quais morreram 23 pessoas, no caso do museu, e 38 na praia e instalações de um hotel em Sousse, a maioria destes últimos turistas britânicos.

“Investigamos ambos ataques e os relacionamos”, disse Richard Walton, chefe da unidade antiterrorista da Scotland Yard. “Escrevemos ao juiz legista para informá-lo da conexão entre ambos”, acrescentou.

As autoridades tunisianas detiveram 150 pessoas até o dia de hoje em relação com o ataque perpetrado no hotel Imperial Marhaba do Kantauri, perto da cidade de Sousse.

Nesse atentado, Saifeddine Rezgui, um universitário de 23 anos, abriu fogo contra os turistas durante meia hora antes de ser abatido pela Polícia local.

A Tunísia está em estado de emergência, instaurado desde 4 de julho e prolongado durante dois meses na sexta-feira passada, para tentar controlar o jihadismo, que causou a morte de 59 turistas estrangeiros nestes dois graves atentados.

Estima-se que mais de 3 mil tunisianos deixaram o país com destino ao Iraque, Síria e Líbia para se unir a grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.