Polícia ocupa favela de Vila Kennedy no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 13 mar (EFE).- As favelas de Vila Kennedy e da Metral, na zona oeste do Rio de Janeiro, foram ocupadas nesta quinta-feira pela polícia para a instalação de uma Unidade da Polícia Pacificadora, a menos de cem dias para a Copa do Mundo 2014.
A operação começou às 5h e em apenas 20 minutos, sem nenhuma resistência, os soldados da Polícia Militar (PM) tomaram o controle da área.
A ocupação das comunidades faz parte da política de pacificação iniciada em 2008 para expulsar das favelas os traficantes que tinham o controle delas.
Após a ocupação desta quinta-feira, as autoridades instalarão a 38ª UPP no Rio de Janeiro, que beneficiará cerca de 33 mil pessoas.
O governo estadual pediu hoje aos moradores que denunciem os esconderijos usados pelos criminosos da região, já que a operação trará “mais segurança e paz” a eles.
A política de pacificação prevê que até a Copa, que começa em 12 de junho, o Rio de Janeiro tenha pelo menos 40 UPPs em funcionamento e que todas as favelas da cidade estejam ocupadas até 2016, quando a cidade sediará os Jogos Olímpicos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.