Polícia sul-africana prende 400 imigrantes ilegais em Johanesburgo

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

Johanesburgo, 8 mai (EFE).- A polícia sul-africana prendeu nesta sexta-feira 400 estrangeiros, supostamente imigrantes ilegais, no centro de Johanesburgo, em outra etapa da operação iniciada após a onda de xenofobia que começou no mês passado no país.

Entre os alvos da operação – que novamente contou com a participação do exército – esteva a Igreja Metodista, que ofereceu refúgio durante anos a centenas de imigrantes e refugiados, a maioria do Zimbábue, informou o site “Eyewitness News”.

“O corpo de um homem, de entre 35 e 45 anos, foi encontrado durante a operação desta manhã”, informou a porta-voz policial, Katlego Mogale.

Esta nova atuação eleva a quase 1.500 o número de imigrantes ilegais, a maioria africanos, presos desde 21 de abril, quando o governo iniciou uma operação envolvendo a polícia e o exército paraencerrar os ataques xenofóbicos.

Apesar de a revista ter começado nos albergues de trabalhadores zulus, onde vivem os responsáveis de alguns dos piores incidentes contra imigrantes africanos, se estendeu posteriormente a outros focos de criminalidade e a regiões com alta presença de imigrantes.

Grupos de defesa dos direitos humanos criticaram que o governo reaja à explosão xenofóbica prendendo imigrantes e acusam as autoridades de incriminarem os estrangeiros de outros países africanos.

Centenas de cidadãos de países como Zimbábue, Nigéria, Congo e Somália esperam para ser deportados a seus países em um centro de detenção no oeste de Johanesburgo.

Ao todo, 3,7 mil cidadãos de países como Malawi, Moçambique e Zimbábue foram repatriados por seus governos nas últimas semanas após serem vítimas da violência xenofóbica.

A onda de ataques começou no final de março na cidade oriental de Durban, após o rei do povo zulu, Goodwill Zwelithini, pedir aos imigrantes africanos para que abandonassem o país.

Os assaltos e agressões a estrangeiros aumentaram por toda Johanesburgo, provocando em todo o país milhares de refugiados internos e pelo menos sete mortes.

A violência xenofóbica é um fenômeno recorrente nas regiões pobres de população negra da África do Sul, onde imigrantes de outros países do continente são acusados de tirar o trabalho dos nativos e trazer criminalidade a essas comunidades.

Em 2008, pelo menos 62 pessoas morreram na pior onda de ataques xenofóbicos recordado na África do Sul, que tem uma das maiores povoações de imigrantes e refugiados de toda África. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.