Deputado Gil Diniz propõe PEC separar o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em São Paulo
O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no Estado de São Paulo para separar administrativamente e funcionalmente o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. A proposta sugere mudanças nos artigos 139, 141 e 142 da Constituição Estadual, visando tornar o Corpo de Bombeiros uma instituição autônoma, com gestão própria e legislação específica. Caso separados da PM, os bombeiros seriam responsáveis exclusivamente por atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, salvamento e atendimento a desastres.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A nomeação do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros ficaria a cargo do governador, e o funcionamento da corporação seria regulamentado por uma Lei Orgânica própria. Entre os objetivos da proposta estão a maior autonomia institucional e a especialização nas funções específicas de defesa civil, permitindo uma resposta mais ágil a emergências e uma melhor alocação de recursos. Diniz argumenta que a separação é uma demanda dos profissionais da área e que a medida já foi adotada em outros Estados do Brasil.
[jp-related-posts ids=”1755905,1747403″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Bebê é resgatado pela PM após mãe solicitar ajuda simulando pedido de pizza
Mulher disse à polícia que sofria agressões e ameaças do ex-companheiro envolvendo o filho de três meses do casal
- PL aciona TSE contra Lula por envio de mensagens sobre programas sociais Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Nunes Marques diz que TSE não tem nenhuma participação na alteração dos locais de votação Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Deputado eleito pelo PL diz ter sofrido atentado em São Paulo: ‘Deram um tiro no meu carro’ Jovem Pan · há 4 horas
- Reta final: sertanejos apoiam Flávio Bolsonaro; Lula reúne artistas de vários gêneros Jovem Pan · há 4 horas