Edson Fachin toma posse como presidente do STF com Alexandre de Moraes na vice

Novo comando da Corte terá mandato até 2027 e também dirigirá o Conselho Nacional de Justiça

  • Por Uanabia Mariano
  • 29/09/2025 18h09
  • BlueSky
TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal e Ministro Alexandre de Moraes será o vice presidente Ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal e Ministro Alexandre de Moraes será o vice presidente

O ministro Luiz Edson Fachin tomou posse, nesta segunda-feira (29), como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele sucede Luís Roberto Barroso e ficará no cargo até 2027. A vice-presidência será ocupada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Além do STF, os dois também vão conduzir os trabalhos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na cerimônia de transição, o agora ex-presidente Luís Roberto Barroso destacou o perfil de Fachin e disse que ele assume a Corte em um momento de divisões.

“Fachin assume o Supremo com um mundo dividido que precisa muito da sua integridade, da sua capacidade intelectual e das suas virtudes pessoais. É uma bênção para o país, neste momento, ter essa pessoa conduzindo o Supremo com o encargo de manter as luzes acesas em que, de vez em quando, aparece escuridão”, afirmou Barroso.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Indicado ao STF em junho de 2015 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin ficou conhecido por seu perfil reservado e por evitar embates políticos. Entre os primeiros atos da nova gestão, o ministro pautou para julgamento a ação que discute o vínculo trabalhista entre motoristas e entregadores de aplicativos e as plataformas digitais, processo que ficou conhecido como “uberização”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.