JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Tempo Real | 14h00 - 16h00
Política

Em Tóquio, Lula comenta decisão do STF que tornou Bolsonaro réu: ‘Em vez de chorar, caia na realidade’

Segundo atual presidente da República, é 'visível' que seu antecessor articulou uma tentativa de ruptura institucional e contribuiu para ameaças contra autoridades

ia samy

Lula
54412979308_165bc710dc_k Ricardo Stuckert/PR

Durante entrevista coletiva em Tóquio, no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) deve “cair na realidade” após se tornar réu por tentativa de golpe de Estado. Segundo Lula, é “visível” que o ex-presidente articulou uma tentativa de ruptura institucional e contribuiu para ameaças contra autoridades. “Se for culpado, ele tem que se contentar com a punição. Isso vale para todos os 213 milhões de habitantes [do Brasil]. Então, ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, disse o petista, que derrotou Bolsonaro nas eleições de 2022.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete aliados, que agora respondem a um processo penal. A decisão abre caminho para o julgamento do mérito da denúncia até o fim do ano. Lula criticou o adversário por pedir anistia sem que o processo tenha sido concluído. “Quem pede anistia antes do julgamento está dizendo que foi culpado. Prove que é inocente e ficará livre. Como não consegue, tenta provocar a sociedade”, declarou.

O presidente também mencionou ameaças que, segundo ele, foram feitas durante o governo Bolsonaro. “É visível, com todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente [Geraldo Alckmin] e do ex-presidente da Justiça Eleitoral [Alexandre de Moraes]”, afirmou. Lula ressaltou que o STF está conduzindo o caso com base em investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, incluindo depoimentos e delações de envolvidos.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

O chefe do Executivo ainda fez referência à sua própria prisão na Operação Lava Jato e à inelegibilidade em 2018, afirmando que não teve direito à presunção de inocência na época. “Só espero que se faça Justiça. Se Bolsonaro for inocente, que seja absolvido. Se for culpado, que seja punido”, disse. Enquanto isso, Bolsonaro voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes e retomou sua ofensiva contra o sistema eleitoral brasileiro. Durante entrevista em Brasília, afirmou estar sendo perseguido e insistiu que não cometeu irregularidades.

[jp-related-posts ids=”1886882,1886605″]

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA