Governo e Congresso apresentam ao STF plano para dar maior transparência às emendas
O governo brasileiro, em conjunto com o Congresso Nacional, apresentou um novo plano ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de aprimorar a transparência na gestão de emendas parlamentares. Essa iniciativa surge em resposta a solicitações do ministro Flávio Dino, que busca garantir maior clareza nas indicações e na execução desses recursos. Entre as principais propostas do plano, destaca-se a criação de Mecanismos de transparência para as emendas de comissão e de bancada referentes ao ano de 2025. A proposta inclui a divulgação de atas e a utilização de planilhas padronizadas, facilitando o acompanhamento das ações.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Além disso, o governo se comprometeu a identificar os parlamentares responsáveis pelas emendas do relator entre os anos de 2020 e 2022, assim como as emendas de comissão de 2022 a 2024. Essas informações estarão disponíveis no Portal da Transparência, permitindo um acesso mais fácil e direto aos dados. Para o Orçamento de 2025, uma nova portaria será elaborada, estabelecendo procedimentos claros para a indicação de emendas. Um ponto importante é que as emendas do tipo Pix não poderão ser executadas sem a apresentação de um plano de trabalho, o que visa garantir um uso mais responsável dos recursos públicos.
A Controladoria-Geral da União (CGU) já está realizando auditorias sobre a utilização das emendas, com a expectativa de que os resultados sejam divulgados em 2025. Essas auditorias são parte de um esforço contínuo para monitorar e avaliar a aplicação dos recursos. Por fim, é importante ressaltar que o pagamento de emendas de comissão e de restos a pagar de emendas de relator ainda está restrito. Essa limitação se deve à falta de identificação dos autores das emendas, o que impede a liberação dos recursos. O plano agora será submetido à análise de Flávio Dino, que terá a responsabilidade de homologá-lo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
[jp-related-posts ids=”1861897,1861831,1861584″]
Assuntos
continue lendo
Política
PL aciona TSE contra Lula por envio de mensagens sobre programas sociais
O partido de Flávio Bolsonaro alega abuso de poder político, econômico e de autoridade em prol da reeleição do chefe do Executivo
- Nunes Marques diz que TSE não tem nenhuma participação na alteração dos locais de votação Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Deputado eleito pelo PL diz ter sofrido atentado em São Paulo: ‘Deram um tiro no meu carro’ Jovem Pan · há 6 horas
- Reta final: sertanejos apoiam Flávio Bolsonaro; Lula reúne artistas de vários gêneros Jovem Pan · há 7 horas
- Marçal chama Renan de nazista e ex-candidato responde: ‘Caso Flávio vença, serei perseguido’ Jovem Pan · há 7 horas