Governo federal anuncia gratuidade de 40 medicamentos a quem recebe Bolsa Família

Beneficiados serão atendidos pelo programa Farmácia Popular; comunidades indígenas também serão contempladas

  • Por Brasília
  • 07/06/2023 12h06 - Atualizado em 07/06/2023 13h31
  • BlueSky
EDUARDO MATYSIAK/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO remédios para osteoporose e anticoncepcionais serão distribuídos de graça Remédios para osteoporose e anticoncepcionais serão distribuídos de graça

Beneficiários do programa Bolsa Família terão gratuidade em 40 medicamentos oferecidos pelo programa Farmácia Popular, anunciou o governo federal nesta quarta-feira, 7. Com a iniciativa, 55 milhões de pessoas terão acesso à assistência farmacêutica, que hoje atende a 20 milhões de beneficiados. O governo também informou o credenciamento de novas unidades do Farmácia Popular em mais 811 cidades, sendo a maior parte delas no Norte e Nordeste do país, ampliando para 5.207 os municípios habilitados a oferecer o serviço público. Além disso, o projeto será também introduzido em comunidades indígenas, inicialmente, em um projeto-piloto na comunidade Yanomami, em Roraima. Em oito anos, nenhuma nova unidade havia sido aberta no país.

Entre os medicamentos que passam a ser ofertados gratuitamente estão os indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Até então, eles eram oferecidos pelo Farmácia Popular com 50% de desconto. Os demais medicamentos, que já eram gratuitos, são de tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Para retirar ter medicamento, basta o usuário se dirigir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. Segundo o governo, o reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não é necessário cadastro prévio.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.