Justiça arquiva processo de crime tributário contra Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda
A Justiça decidiu arquivar o processo de crime tributário contra Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, no âmbito da Operação Zelotes, alegando que o delito havia prescrito. A decisão foi proferida pelo juiz Antonio Claudio Macedo da Silva, que acolheu o pedido da defesa de Mantega, que contou com o apoio do Ministério Público Federal, que também sustentou a tese da prescrição. Mantega, que ocupou o cargo de ministro da Fazenda entre 2006 e 2015, enfrentou acusações de ter favorecido empresas e de estar envolvido em lavagem de dinheiro. A Operação Zelotes, que teve início em 2014, investigou irregularidades que beneficiaram empresas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e resultou em pelo menos 34 ações judiciais.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A denúncia contra o ex-ministro foi formalizada em março de 2018, mas o prazo para a prescrição do crime já havia se esgotado. A legislação prevê um período de oito anos para a prescrição, mas, considerando a idade de Mantega, que tem 75 anos, esse prazo foi reduzido pela metade, o que contribuiu para a decisão do juiz. O magistrado destacou que a prescrição da ação penal era clara, levando em conta a pena máxima de quatro anos prevista para o crime em questão. Com isso, Mantega se livra das acusações que pesavam sobre ele, encerrando um capítulo de sua trajetória política marcado por controvérsias e investigações.
[jp-related-posts ids=”1860593,1860951″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Analistas veem risco de censura na suspensão do “Exército do Lula”
Nelson Kobayashi defende retirada de mensagens irregulares, enquanto Lucas Mehero afirma que exclusão do canal exigiria prova de desinformação organizada
- Lula reforça atos e aposta na escala 6×1 para conquistar votos no 2º turno Jovem Pan · há 37 minutos
- Senado deve votar fim da escala 6×1 nesta semana em meio a impasse Jovem Pan · há 37 minutos
- ‘Bloquinho 22’: PL e Nikolas Ferreira agendam manifestação na Paulista para dia 18 Estadão Conteúdo · há 10 horas
- André Mendonça manda CUT apagar posts que ligavam Flávio a milícias e fim do Pix Estadão Conteúdo · há 11 horas