Jovem Pan
Publicidade

Lula mantém encontro com Xi Jinping na China para próxima terça

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante

O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping, marcado para acontecer na próxima terça-feira, 28, em Pequim, está mantido. A informação foi confirmada pelo site da Jovem Pan junto a integrantes do Palácio do Planalto. Segundo apurou a reportagem, mesmo com o adiamento da viagem do chefe do Executivo ao país asiático por problemas de saúde, a reunião vai acontecer. A expectativa é que a agenda entre os representantes dos dois países inclua temas como agronegócio, comércio, reindustrialização, tecnologia e inovação e mudanças climáticas. O chefe do Executivo também deve se encontrar com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Lula foi diagnosticado com uma pneumonia leve após passar por exames no hospital Sírio Libanês de Brasília na noite desta quinta-feira, 23. Ele não precisou ficar internado e já retornou para o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.

Publicidade
Publicidade

Inicialmente, a viagem da comitiva aconteceria neste sábado, 25, mas foi adiada para o domingo, 26, em função do quadro de saúde. “O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no Hospital-Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, afirmou, em nota, o Planalto. O médico oficial do presidente, o doutor Roberto Kalil Filho, esteve em Brasília para avaliar a situação de Lula. Segundo a assessoria de imprensa dele, não será necessário a permanência do médico no Distrito Federal. É previsto que um novo boletim médico sobre o estado de saúde do presidente seja emitido ainda nesta sexta.

Publicidade
Publicidade