Lula recua de medida contra receptação de celulares para não punir ‘compradores de boa-fé’

Mensagens seriam disparadas a 2,5 milhões indicando que os aparelhos deveriam ser entregues às delegacias e, caso contrário, os usuários dos dispositivos poderiam ser indiciados

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/05/2026 15h17
  • BlueSky
Ricardo Stuckert / PR 23.12.2025 - Cerimônia de transmissão de cargo e posse do Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano 23.12.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de transmissão de cargo e posse do Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano. Palácio do Planalto. Brasília (DF) - Brasil Foto: Ricardo Stuckert / PR Presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (21) que estava planejando anunciar uma iniciativa pela qual mensagens seriam disparadas a 2,5 milhões de celulares roubados, indicando que os aparelhos deveriam ser entregues às delegacias e, caso contrário, os usuários dos dispositivos poderiam ser indiciados. Lula disse, porém, que recuou após refletir que compradores de boa-fé poderiam ser prejudicados. 

“Eu ia passar uma mensagem, simples assim: ‘você está com o telefone roubado, se foi você que roubou, devolva que não vai ter problema nenhum, mas, se você comprou, devolva também, senão você vai ser indiciado, procura a delegacia e devolva’”, disse o presidente.

Lula afirmou que há muitos usuários, entre os 2,5 milhões de celulares que já possuem cadastro no sistema do governo federal como roubados, que adquiriram o aparelho sem saber que era produto de furto. O presidente, então, declarou que não poderia recuperar os smartphones sem oferecer uma contraparte.

“Eu só quero prejudicar quem roubou, só quero prejudicar a loja que compra e vende, mas eu não quero prejudicar a pessoa que inocentemente ou por necessidade comprou. Então, isso me faz ser um pouco mais humano do que apenas um policial”, disse Lula.

As declarações do presidente foram feitas em Aracruz (ES), onde Lula participou da cerimônia de entregas da 6ª Teia Nacional de Pontos de Cultura. Ao lado dele, esteve presente no evento a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.