Lula, Tarcísio e outras autoridades condenam ataque a escola em SP: ‘Não podemos normalizar tragédias’
Três alunas foram baleadas e uma delas, de 17 anos, teve a morte confirmada no pronto-socorro do Hospital Sapopemba, na zona leste da capital paulista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou, juntamente com outras autoridades, a respeito do ataque à Escola Estadual Sapopemba nesta segunda-feira, 23, que deixou uma aluna morta e três feridos. “Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, zona leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos. Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas”, escreveu o presidente em seu perfil no X (antigo Twitter). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também se manifestou sobre o ataque. “Estamos consternados com mais um terrível ataque nas nossas escolas (…) Nesse momento, a prioridade é apoiar os estudantes, professores e familiares. Toda minha solidariedade às famílias e a todos os afetados neste triste episódio”, escreveu o governador em sua rede social.
Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos. Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas.
— Lula (@LulaOficial) October 23, 2023
O ministro da Justiça, Flávio Dino, deu declaração em sua rede social e anunciou medidas: “Solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade da escola estadual de São Paulo, alvo de ataque com arma de fogo”. De acordo com o ministro o Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a polícia paulista a “aprofundar as investigações”. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) se solidarizou com as vítimas. “Meus sentimentos aos amigos e familiares neste momento de dor. Torço pela pronta recuperação dos feridos socorridos ao hospital do bairro (…) Estou em contato com o Estado para oferecer o suporte necessário”, escreveu o prefeito. Em sua rede social, o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que mobiliza esforços “para dar o apoio necessário à comunidade escolar que vive esse dia de luto”.
Estamos consternados com mais um terrível ataque nas nossas escolas. Na manhã de hoje, três alunos foram atingidos a tiros na Escola Estadual Sapopemba e um deles, infelizmente, não resistiu. O autor dos disparos e a arma foram apreendidos. Nesse momento, a prioridade é apoiar os…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 23, 2023
A Polícia Militar (PM) de São Paulo foi acionada por volta das 7h30 desta segunda-feira, 23, pela ocorrência de disparo de arma de fogo dentro da unidade escolar. Três alunas foram baleadas no local, e uma delas, de 17 anos, foi atingida na cabeça e teve a morte confirmada no pronto-socorro do Hospital Sapopemba, conforme informou a PM à repórter Beatriz Manfredini, da Jovem Pan News. As outras duas vítimas dos disparos foram baleadas na região do tórax e clavícula, respectivamente, e seguem em atendimento no mesmo hospital. Outro ferido apresentou uma lesão, mas não foi atingido pelos disparos. O Helicóptero Águia da PM foi acionado e mais 20 viaturas para atender a ocorrência na unidade escolar localizada na Rua Senador Lino Coelho, no Jardim Sapopemba. Confira abaixo mais manifestações de autoridades a respeito do ataque.
Há pouco, um ataque com arma de fogo atingiu três inocentes numa escola estadual em Sapopemba. Infelizmente, tivemos a confirmação de uma morte. Meus sentimentos aos amigos e familiares neste momento de dor. Torço pela pronta recuperação dos feridos socorridos ao hospital do…
— Ricardo Nunes (@ricardo_nunessp) October 23, 2023
Nossa solidariedade e orações aos atingidos pelo ataque na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, que levou ao óbito de uma estudante e deixou ferimentos em outras três. Lamento mais este episódio inaceitável num espaço de educação e convívio social. Nossos…
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) October 23, 2023
Hoje amanhecemos com uma notícia triste. Uma aluna morreu e outros três ficaram feridos após um ataque a tiros dentro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um adolescente de 15 anos, também aluno, entrou armado no…
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) October 23, 2023
Recebo com tristeza e indignação a notícia de um ataque armado na Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, capital, deixando ao alunos feridos e uma jovem aluna morta.
É urgente que nossas escolas contem com equipes multidisciplinares, psicólogos e assistentes…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) October 23, 2023
Estou consternado com o terrível ataque ocorrido na Escola Estadual Sapopemba/SP hoje de manhã. Três alunos foram atingidos a tiros, e infelizmente, um deles não resistiu. O autor dos disparos e a arma foram apreendidos.
— Astronauta Marcos Pontes (@astropontes) October 23, 2023
Começamos a semana com a triste notícia do ataque de um aluno que entrou com arma de fogo na Escola Estadual Sapopemba, zona leste de São Paulo, e atingiu três alunos. Um deles morreu. O adolescente foi detido e será investigado. + pic.twitter.com/YhWsD8Md3x
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) October 23, 2023
Hoje amanhecemos com a triste notícia de que três pessoas foram baleadas e uma delas morreu em ataque à Escola Estadual Sapopemba.
Quantos episódios como esse terão de se repetir até que sejam tomadas ações concretas para a segurança e paz nas escolas?
Por medidas urgentes JÁ!
— UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 🎓✊🏿 (@uneoficial) October 23, 2023
Lamento profundamente mais um ataque com arma de fogo em uma escola. Minha solidariedade às pessoas feridas e a toda comunidade da Escola Estadual de Sapopemba.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 23, 2023
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.