Mauro Vieira diz que Brics tem um ‘papel crucial’ para promover ordem mundial
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira (25) que o Brics tem a missão de estabelecer uma nova ordem mundial em meio a crises e tensões geopolíticas. Ele destacou que o bloco desempenha um papel fundamental na criação de um sistema mais justo e inclusivo, além de defender a reforma das instituições multilaterais e a ampliação do uso de moedas locais entre os países membros. Durante sua fala, Vieira observou que os princípios do multilateralismo estão sendo desafiados pela atual conjuntura global.
“Neste cenário em evolução, o Brics tem um papel crucial a desempenhar na promoção de uma ordem mundial mais justa, inclusiva e sustentável. Um mundo multipolar não é apenas uma realidade emergente. É um objetivo compartilhado”, disse o ministro.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Ele mencionou que instituições como o FMI e o Conselho de Segurança da ONU estão enfrentando dificuldades para se adaptar às novas realidades, o que torna urgente uma reforma na arquitetura de segurança global. O Brics, que representa cerca de 50% da produção de energia mundial e 39% do PIB global, passou recentemente por uma expansão significativa, aumentando de cinco para 11 membros. Essa ampliação foi considerada um marco importante para o bloco, que já abriga quase metade da população do planeta.
Sob a presidência do Brasil, a agenda do Brics inclui a criação de uma governança global para a inteligência artificial, com o objetivo de evitar que essa tecnologia amplie as desigualdades existentes. Vieira também enfatizou a necessidade de fortalecer o comércio entre os países do bloco e criticou a escassez de financiamento para a adaptação às mudanças climáticas, ressaltando que a justiça climática deve ser uma prioridade nas discussões internacionais.
O Brasil, ao assumir a presidência do Brics, estabeleceu seis prioridades principais: Cooperação Global em Saúde, Comércio, Investimento e Finanças, Combate às Mudanças Climáticas, Governança de Inteligência Artificial, Reforma do Sistema Multilateral de Paz e Segurança, e Desenvolvimento Institucional do Brics.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
[jp-related-posts ids=”1861907,1861519,1861811″]
Assuntos
continue lendo
Política
Na TV, Lula fala em país destruído após Bolsonaro; Flávio faz autoexaltação
Na campanha de Lula, diferente da propaganda no rádio, os primeiros minutos fazem menções ao pedido de dinheiro feito por Flávio ao banqueiro preso Daniel Vorcaro, do Master, para financiar o filme "Dark Horse", sobre Jair Bolsonaro
- Lula promete aprovação do fim da 6×1 no Congresso ‘nesta semana’ Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Governar o Brasil não é para aventureiros, e negar o aquecimento global é amadorismo, diz Lula sobre Flávio Sarah Américo · há 6 horas
- Lula foca em educação e Flávio em segurança na estreia da propaganda eleitoral de rádio Jovem Pan · há 6 horas
- Tucanos fazem manifesto a favor de Haddad, criticam privatização da Sabesp e reação de Tarcísio ao tarifaço João Vitor Revedilho · há 7 horas