Michel Temer, Ciro Nogueira e outras lideranças políticas se reúnem em Brasília para debater a modernização do Estado
Encontro idealizado pelo deputado federal Zé Trovão será realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Nesta terça-feira (25), em Brasília, autoridades debaterão o futuro da administração pública no Brasil. O evento “A Necessária Modernização do Estado” reunirá grandes lideranças políticas, empresariais e especialistas para discutir caminhos para tornar o Estado mais eficiente, moderno e menos burocrático. O objetivo é impulsionar um debate qualificado e mobilizar lideranças de diferentes setores na busca por medidas para modernizar a administração pública, garantindo maior eficiência, transparência e melhor prestação de serviços à sociedade.
O encontro será realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Setor Bancário Norte, e contará com a presença de figuras estratégicas para essa transformação, como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, o ex-presidente da República Michel Temer, e deputados da oposição ao governo, como Zé Trovão (PL-SC) e Pedro Lupion (PP-PR).
Além dessas lideranças, participarão do evento o Senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (PP), o senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, e representantes do setor produtivo, como João Diniz (presidente da Cebrasse), Felipe Salto (economista-chefe da Warren Investimentos), Felipe Tavares (economista-chefe da CNC), Jeferson Bittencourt (head de macroeconomia do ASA) e Juan Carlos Arruda (diretor-geral do Ranking dos Políticos).
O evento conta com o apoio de mais de 120 entidades do setor produtivo, incluindo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomercio-SP, a Cebrasse e o Ranking dos Políticos. Estarão presentes os presidentes dessas entidades: José Roberto Tadros (CNC), Ivo Dall’Acqua (FecomércioSP), João Diniz (Cebrasse) e Juan Carlos Arruda (Ranking dos Políticos).
“Este evento é um marco na busca por um Estado mais moderno, eficiente e alinhado às demandas da sociedade brasileira. A última Reforma Administrativa aconteceu há mais de 30 anos e, desde então, o mundo mudou drasticamente: profissões desapareceram, novas surgiram, a tecnologia revolucionou o mercado de trabalho, mas o Estado permaneceu pesado, caro e ineficiente. Queremos construir um Estado mais ágil, que entregue melhores serviços ao cidadão, sem desperdício de recursos. Nosso objetivo é que esse movimento fortaleça o Congresso Nacional para avançarmos com uma reforma administrativa robusta, que realmente faça a diferença para o país”, diz o deputado Zé Trovão, idealizador do evento e proponente do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa.
Espera-se ainda que governadores compareçam para enriquecer o debate. Paralelamente, o governo federal também pretende realizar uma ampla Reforma Administrativa, com uma proposta que deverá ser apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação até abril de 2025. A intenção é substituir o Decreto-Lei nº 200/1967 e tornar a legislação compatível com a Constituição Federal, garantindo um Estado mais ágil e atualizado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.