‘Orgulho do nosso cinema e da nossa democracia’, diz Lula sobre Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’
O governo Lula se opõe à reabilitação de emendas parlamentares canceladas, apesar da aprovação no Senado e pressão do Congresso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a histórica vitória do filme “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional. Em publicação nas redes sociais, ele destacou o orgulho pelo cinema nacional. “Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, escreveu Lula.
O cinema brasileiro fez história na noite deste domingo (2), durante a 97ª edição do Oscar. O filme, dirigido por Walter Salles, tornou-se a primeira produção nacional a conquistar uma estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A vitória foi acompanhada com grande expectativa pelos brasileiros, que, em pleno domingo de Carnaval, se reuniram em frente às telas para torcer pelo longa.
O longa também foi indicado às categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. O roteiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e retrata a luta de sua mãe, Eunice Paiva, em busca da verdade sobre o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, vítima da ditadura militar brasileira nos anos 1970. Walter Salles dedicou o prêmio à memória de Eunice e destacou a importância de preservar a história e os direitos humanos. “Esse prêmio vai para ela: Eunice Paiva”, afirmou o cineasta ao receber o Oscar no Teatro Dolby, em Los Angeles.
A conquista também foi celebrada por diversas autoridades. O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou que o prêmio simboliza o reconhecimento do talento brasileiro. “Um orgulho para todos os brasileiros e brasileiras que, em meio ao Carnaval, pararam para assistir ao nosso país ser reconhecido mundialmente pela sua arte e pela defesa dos valores democráticos”, afirmou.
O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Cultura divulgaram uma nota conjunta parabenizando a equipe do filme. “A premiação reflete a excelência do cinema brasileiro, ampliando sua projeção no cenário internacional. Além disso, reforça o indispensável papel da cultura como instrumento de memória e reflexão”, diz o comunicado.
Confira os posts de Lula
Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo.
O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é o… pic.twitter.com/Boi8KQzwxJ
— Lula (@LulaOficial) March 3, 2025
Querida Fernanda, você honrou o Brasil com sua brilhante atuação em Ainda Estou Aqui e encantou o mundo todo vivendo a grande Eunice Paiva. Receba um abraço e um beijo carinhoso meu e da @JanjaLula. pic.twitter.com/E54wXwQceq
— Lula (@LulaOficial) March 3, 2025
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.