Jovem Pan
Publicidade

Por que Omar Aziz tem o apoio da maioria dos senadores para presidir a CPI da Covid-19

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública interativa para esclarecimentos acerca do Acordo de Livre Comércio Mercosul - União Europeia, com a participação do secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia.rrEm pronunciamento, à mesa, presidente da CAE, senador (PSD-AM).rrFoto: P

Na manhã desta sexta-feira, 16, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou à Jovem Pan que os parlamentares chegaram a um acordo para a escolha dos nomes para a cúpula da CPI da Covid-19. A presidência deve ficar com Omar Aziz (PSD-AM), e a relatoria, com Renan Calheiros (MDB-AL), líder da maioria no Senado. O compromisso precisa ser confirmado na primeira sessão da comissão, o que deve acontecer na quinta-feira, 22, ou na terça-feira, 27, segundo anunciou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Enquanto isso não ocorre, Aziz tem se movimentado em busca de apoio, tendo, inclusive, ligado para colegas em busca de votos.

Publicidade
Publicidade

Segundo relatos feitos à Jovem Pan, Omar Aziz possui o apoio da maioria dos senadores, sobretudo, por ser um parlamentar do Amazonas, onde, no início do ano, a capital Manaus viveu um colapso do sistema de saúde. Por isso, o Estado deve ser um dos principais focos da CPI. Os integrantes da comissão também apostam que o senador amazonense não vai permitir uma “investigação chapa branca” – entre 2010 e 2014, Aziz foi governador do Amazonas. Apesar do perfil independente, a provável indicação do senador para a presidência do colegiado é vista com bons olhos pelo Palácio do Planalto. Embora crítico à gestão de Bolsonaro na pandemia, o parlamentar já se alinhou ao governo em outras ocasiões, foi relator da indicação de Jorge Oliveira, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, para o Tribunal de Contas da União (TCU), e também defendeu o adiamento dos trabalhos.

Publicidade
Publicidade