Saiba o que é a ‘prisão domiciliar humanitária’ concedida a Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu na tarde desta terça-feira (24) a prisão domiciliar humanitária temporária ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Autorizo a prisão domiciliar humanitária temporária ao custodiado Jair Messias Bolsonaro, pelo prazo inicial de 90 (noventa) dias, a contar da data de sua alta médica, para fins de integral recuperação da broncopneumonia”, segundo o documento.
Segundo o Código de Processo Penal, a prisão domiciliar humanitária é uma medida excepcional concedida a presos em situação de saúde extremamente debilitada, mediante a exame médico, ou com idade muito avançada.
“Em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana, há o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de aplicar o previsto no artigo 318 do Código de Processo Penal, em especial se o apenado (a) estiver extremamente debilitado por motivo de doença grave, combinada com a impossibilidade de tratamento ambulatorial no cárcere”, segundo consta no Código.
Tanto o Código de Processo Penal quanto a Lei de Execução Penal asseguram a prisão domiciliar humanitária, além dos fatores como idade avançada e estado de saúde fragilizado, também por responsabilidades familiares e gestação.
Prisão domiciliar humanitária de Bolsonaro
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, na noite do dia 14 de março que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entraria com um novo pedido de prisão domiciliar humanitária. Deu a declaração em frente ao hospital DF Star, após visitar o pai.
Flávio argumentou que é perigoso o pai ficar sozinho por muito tempo no cárcere. “Fica aqui mais uma vez o apelo. E espero que nós possamos apresentar o mais rápido possível o pedido de domiciliar humanitária. Só estamos esperando o laudo médio”, disse o senador, pré-candidato do PL ao Palácio do Planalto.
Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender o pedido de prisão domiciliar humanitária de Bolsonaro na terça-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes concedeu a transferência para cumprir pena em casa temporariamente.
Assuntos
continue lendo
Política
Após Moraes se declarar impedido, Fux se torna relator de caso que envolve Viviane Barci
Pedido foi feito pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo), candidato a deputado federal
- Edinho Silva diz que eleição é ‘contra a milícia’ e anuncia mobilização nacional para o dia 27 Estadão Conteúdo · há 60 minutos
- TSE investiga Flávio, Gaspar e Mário Frias por suspeita de impulsionamento irregular de posts Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Governo libera crédito de R$ 64 milhões para vítimas afetadas pelo El Niño Agência Brasil · há 2 horas
- Cury diz que Lula ‘vai destruir’ Flávio no 2º turno: ‘Se o pai perdeu, o filho também vai perder’ Estadão Conteúdo · há 2 horas