Poroshenko espera que diálogo político leve à “paz” na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 05/09/2014 14h28

Newport (R.Unido), 5 set (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, expressou nesta sexta-feira sua esperança de que o cessar-fogo estipulado com os separatistas pró-Rússia signifique um “diálogo político” que leve à “paz e à estabilidade” no país.

Poroshenko fez as declarações ao término da cúpula da Otan na cidade galesa de Newport, no Reino Unido, onde se reuniu com os chefes de Estado e do governo da Aliança.

“É muito importante que o cessar-fogo dure muito tempo e que durante a trégua continuemos o diálogo político para encontrar a paz e a estabilidade”, disse.

O presidente ucraniano comemorou o fato do anúncio de cessar-fogo nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, ter ocorrido enquanto os líderes da Otan estavam reunidos em sua cúpula bienal, algo que qualificou de “simbólico”.

Poroshenko anunciou que deu a ordem para que a trégua começasse na hora estipulada.

O presidente detalhou que foi traçado um plano específico com datas concretas para o cumprimento de cada um dos doze pontos do protocolo estipulado.

Petro Poroshenko afirmou que o pacto inclui uma descentralização do poder do Estado, assim como garantias acrescentadas para os direitos linguísticos e as liberdades culturais.

O presidente ucraniano afirmou ainda que espera uma libertação de reféns, provavelmente amanhã, e ressaltou que Kiev fará “todo o possível” para manter a paz e a estabilidade no leste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.