Poroshenko garante a Biden que Ucrânia será “um bom parceiro” dos EUA
Kiev, 7 jun (EFE).- O novo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, se reuniu neste sábado com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e prometeu que seu país “será um bom parceiro no futuro”.
“Tenho certeza que teremos um novo país, que será livre, democrático e europeu”, disse Poroshenko, que tomou posse hoje em cerimônia oficial no parlamento.
Poroshenko, que já tinha se encontrado esta semana com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu a Biden a ajuda de Washington para estabilizar o leste pró-russo do país, cenário de combates entre forças do governo e milicianos rebeldes.
Por sua vez, Biden destacou que surgiu uma janela para a paz que não pode ser, em nenhum caso, desperdiçada. E ressaltou que é preciso mostrar coragem política na hora de adotar medidas impopulares, mas necessárias para o desenvolvimento do país.
Poroshenko anunciou hoje um plano de paz para o conflito separatista no leste do país, que inclui medidas como anistia para os que não tenham cometido crimes violentos, a descentralização e garantias do uso do idioma russo em nível regional.
Já o presidente russo, Vladimir Putin, que cumprimentou os planos do líder ucraniano, mas exigiu o fim da ofensiva contra as fortificações pró-russas, ordenou hoje o reforço da vigilância da fronteira para evitar entradas ilegais depois de Kiev denunciar a entrada de mercenários russos em seu território. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.