Poroshenko tacha eleições separatistas de “farsa”

  • Por Agencia EFE
  • 02/11/2014 16h38
  • BlueSky

Kiev, 2 nov (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, qualificou neste domingo de “farsa com tanques e a ponta de fuzil” as eleições que os separatistas pró-Rússia nas regiões orientais do país realizam hoje.

“A farsa com tanques e a ponta de fuzil que montaram duas organizações terroristas (…) é um acontecimento terrível que não tem nada em comum com a expressão da vontade cidadã”, disse o chefe do Estado, citado por seu escritório de imprensa.

O presidente ucraniano expressou sua confiança em que Rússia não reconhecerá estas “pseudo-eleições”, que contradizem os acordos de Minsk para a resolução do conflito no leste da Ucrânia.

“Todas as eleições no território ucraniano nas quais votam os cidadãos ucranianos devem acontecer exclusivamente em conformidade com as leis da Ucrânia”, reforçou.

Poroshenko lembrou que os acordos de Minsk contemplam a realização de eleições locais extraordinárias em algumas zonas das regiões orientais da Ucrânia, mas sempre segundo a legislação ucraniana.

“A Ucrânia responderá de maneira adequada a este desafio”, afirmou a nota da presidência ucraniana, que reforçou que “ninguém do mundo civilizado” reconhecerá a eleições nas autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.