Prefeitura de São Paulo lança 5 mil alvarás de novo serviço de táxi

  • Por Agência Estado
  • 08/10/2015 19h51
SÃO PAULO, SP, 02.02.2015: PREFEITURA-SP - O prefeito Fernando Haddad - Solenidade de posse de Eduardo Suplicy na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Alexandre Padilha na Secretaria Municipal de Relações Governamentais. A cerimonia acontece no hall principal do edifício Matarazzo, no viaduto do Chá, no centro de São Paulo, nesta segunda-feira. (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress) Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress - 02/02/15 Prefeito de São Paulo Fernando Haddad

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) divulgou nesta quinta-feira, 8, detalhes do novo serviço de táxi da Prefeitura, que terá o nome oficial de táxi preto. Serão sorteados 5 mil alvarás para este novo modelo.

Conforme o jornal O Estado de S.Paulo publicou nesta quinta-feira, 8, os carros pretos só poderão acertar corridas chamadas por aplicativos. Os carros terão de ter alvará de funcionamento e os motoristas terão de ter a licença da Prefeitura, chamada condutax.

As regras mantêm o serviço atualmente feito pela Uber na clandestinidade. Caso queira operar, a empresa terá de se enquadrar nas regras do decreto.

Dos 5 mil novos carros, metade será sorteada para taxistas que trabalham hoje como segundos condutores de outro táxi. Da outra metade, 1250 vagas serão exclusivas para mulheres. 10% dos carros terão de ter adaptação para deficientes. Os sorteados terão de pagar uma outorga para a Prefeitura.

Em nota, a Uber esclareceu que “não é uma empresa de taxi e, portanto, não se encaixa em nenhuma categoria deste tipo de serviço, que é de transporte individual público.”

“Como os motoristas parceiros da Uber prestam o serviço de transporte individual privado previsto na PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana), a Uber aguarda essa regulamentação municipal. Enquanto isso, a Uber segue operando normalmente em São Paulo”, diz ainda a nota.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.