Premiê grego diz estar confiante em acordo com parceiros europeus

  • Por Reuters
  • 09/02/2015 12h25

Alexis Tsipras EFE Alexis Tsipras é líder da oposição e cabeça do partido radical de esquerda Syriza

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse nesta segunda-feira (09) acreditar que Atenas vai fechar um acordo com seus parceiros europeus nos próximos dias, à medida que tenta dissipar as preocupações crescentes sobre o futuro do país na zona do euro.

Falando em Viena após conversações com o chanceler austríaco, Werner Faymann, Tsipras renovou seu apelo por um acordo “ponte” com os parceiros entre 28 de fevereiro e 1º de junho, até que Atenas possa substituir seu atual programa de resgate externo.

“Estou confiante que haverá um acordo com nossos parceiros com base em nosso plano. Não ouvimos ainda nenhuma proposta alternativa específica e viável”, disse Tsipras, acrescentando que a Grécia não quer entrar em confronto com seus credores e que seu plano não será às custas dos contribuintes europeus.

“Não acredita que exista qualquer razão séria para que não haja um acordo entre a Grécia e seus parceiros – apenas razões políticas”, acrescentou.

Tsipras disse ainda que concordou com Faymann que, a respeito da questão da Ucrânia e da Rússia, o caminho de negociações difíceis é preferível à opção das sanções.

*Michael Shields, em Viena, e Karolina Tagaris, em Atenas

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.