Presidência confirma Maria Sílvia Bastos como nova presidente do BNDES

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/05/2016 18h51
MARIA15 - RJ - 20/09/2011 - MARIA SILVIA - ESPORTES OE JT - A economista Maria Silvia Bastos Marques que foi convidada pelo prefeito Eduardo Paes para ser a Autoridade Olímpica Municipal, concede entrevista ao ESTADO, para falar de suas novas atribuições e como se dará a relação com a Autoridade Pública Olímpica (APO), do governo federal, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: FABIO MOTTA/AGENCIA ESTADO/AE - Crédito:Pendente/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:106149Maria Sílvia Bastos

A Presidência da República confirmou nesta segunda-feira, 16, que a executiva Maria Sílvia Bastos será a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em substituição a Luciano Coutinho. O anúncio ocorre após o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) sofrer críticas de que não havia nomeado mulheres para integrar o primeiro escalão de seu governo.

Maria Sílvia é doutora em economia e foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre 1999 e 2002. Também foi secretária de Fazenda do Rio de Janeiro no governo do ex-prefeito Cesar Maia (1993-1996). A executiva foi ainda pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) e sócia de consultoria, além de trabalhar na Empresa Olímpica Municipal (EOM) na prefeitura do Rio de Janeiro.