Presidente da China afirma que quer progresso “estável e sustentável” com EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/12/2016 10h29
EFE/Stephane Mahe EFE/Stephane Mahe Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou ao ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, que Pequim espera um progresso “estável e sustentável” nos laços entre as duas nações após a eleição de novembro.

Xi afirmou que seu governo está observando atentamente os desenvolvimentos pós-eleição nos EUA, e que este é um momento chave na transição política.

“De forma geral, gostaríamos que ver a relação China-EUA progredindo de uma forma estável e sustentável”, afirmou eu seu discurso inicial durante um encontro entre os dois no Grande Salão do Povo, o Parlamento chinês.

O presidente também lembrou do encontro recente com o presidente Barack Obama e da conversa que teve com Trump por telefone após as eleições.

Kissinger, que está com 93 anos, é um visitante regular da China, onde é fortemente respeitado por seu papel na normalização dos laços diplomáticos entre Washington e Pequim na década de 1970. O republicano se encontrou com Trump logo após a eleição de 8 de novembro e deve oferecer suas impressões a Xi e outros líderes chineses.

Apesar das ameaças de Trump de nomear a China como um manipulador de câmbio e de impor tarifas a exportações chinesas, alguns analistas locais acreditam que ele é uma opção preferível à Hillary Clinton, mais identificada com a estratégia do “pivô asiático” adotada por Obama e vista, em Pequim, como uma tentativa de dificultar a ascensão chinesa à condição de superpotência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.