Presidente da Geórgia diz que processo de integração à UE é “irrevessível”

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 08h49

Bruxelas, 27 jun (EFE).- O presidente da Geórgia, Irakli Garibashvili, acredita que o acordo de associação assinado nesta sexta-feira com a União Europeia (UE) torna “irreversível” o processo de integração de seu país na Europa e fortalece “uma base sólida” para a “europeização”.

Em entrevista coletiva, realizada logo após a assinatura do acordo em meio à cúpula europeia, Garibashvili assinalou que o dia 27 de junho será “um dia a ser lembrado” para a Geórgia.

O acordo, segundo ele, inicia um novo processo nas relações com a União Europeia e supõe “um grande incentivo para impulsionar o desenvolvimento do país” e assegurar um “melhor futuro à população”.

“A integração da Geórgia em direção à UE é irreversível. O acordo é um plano mestre para a europeização do país”, indicou o presidente georgiano que sublinhou que o pacto “facilita uma base sólida para tornar realidade o sonho europeu”.

O presidente georgiano se referiu em particular às vantagens que implicará do ponto de vista do comércio, já que os investimentos serão impulsionados, novos postos de trabalho serão criados, a competitividade melhorará e as exportações aumentarão.

Para a Geórgia, o acordo de associação suporá assistência para implementar reformas comerciais que, uma vez concluídas, apresentarão um crescimento econômico anual de 4,3% (292 milhões de euros).

O acordo permitirá à UE retirar direitos à importação de produtos agrícolas georgianos no valor de 6,2 milhões de euros e, ao país, aplicar padrões que tendem a melhorar sua competitividade. EFE

mb/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.