Presidente da Grécia encomenda formação de governo ao Supremo para eleições

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 13h39

Atenas, 27 ago (EFE).- O presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, encarregou nesta quinta-feira à presidente do Supremo Tribunal, Vassiliki Thanou, da formação de um governo provisório para a realização de eleições antecipadas.

A presidência da República assinalou em comunicado que, depois que não ter sido possível a formação de um governo com amplo apoio, Pavlopoulos encarregou a constituição de um Gabinete a Thanou, que terá como única incumbência organizar o pleito.

“O presidente da República deu um mandato de formação de governo, que goza da maior aceitação possível para realizar eleições, à presidente do Tribunal Supremo, Vasiliki Zanu”, assinalou a nota.

Vassiliki Thanou jurará seu cargo hoje às 17h (meio-dia em Brasília) no palácio presidencial, enquanto os membros de seu governo o farão amanhã.

Ela se transformará assim, embora de modo provisório, na primeira mulher a ser primeira-ministra na Grécia.

A convocação de eleições antecipadas na Grécia será realizada após a dissolução do parlamento e então se dará por iniciada a campanha eleitoral.

A data mais provável para as eleições é 20 de setembro.

Pavlopoulos encarregou a formação de um governo provisório após seis dias de conversas entre o líder dos conservadores e do novo partido esquerdista, dissidência do Syriza, para formar uma nova maioria parlamentar, sem sucesso.

O primeiro-ministro grego interino, Alexis Tsipras, renunciou há uma semana, e propôs a convocação de eleições antecipadas argumentando a necessidade de os cidadãos decidirem se legitimam sua gestão, após assinar com as instituições credoras o terceiro resgate ao país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.