Presidente de Assembleia Geral de ONU reforça urgência de acordo sobre clima

• Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 17h12

Lima, 8 dez (EFE).- O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Sam Kutesa, ressaltou nesta segunda-feira em Lima a urgência de chegar a um acordo global sobre o clima, com metas ambiciosas e vinculativas, antes da cúpula sobre mudança climática de Paris em 2015.

Em uma apresentação à imprensa, Kutesa afirmou que a mudança climática é uma das prioridades da 69ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

“Nosso planeta está se dirigindo a um ponto de não retorno, com a mudança climática ameaçando a existência da humanidade e os pequenos estados insulares são especialmente vulneráveis”, manifestou Kutesa durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP20) que acontece em Lima até sexta-feira.

“A terra está aquecendo. Os gases do efeito estufa estão aumentando. A neve e o gelo estão diminuindo. O nível do mar está crescendo. As secas estão se tornando mais longas e frequentes. As inundações e deslizamentos aumentaram”, citou o titular da Assembleia Geral alguns dos efeitos da mudança climática.

Kutesa acrescentou que a atividade humana é a principal responsável por esta situação e que são necessárias ações coletivas urgentes para sua mitigação e adaptação.

“Precisamos transformar os atuais modelos econômicos e sociais em economias baixas em carbono. Nosso desafio é ter um acordo climático que promova o desenvolvimento socioeconômico sustentável”, declarou.

O presidente da Assembleia Geral acrescentou que as negociações sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, a Terceira Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento e o acordo mundial sobre a mudança climática se reforçam mutuamente. EFE