Presidente do Cazaquistão anuncia que concorrerá a mais uma reeleição

  • Por Agencia EFE
  • 11/03/2015 07h13

Moscou, 11 mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, no poder há mais de 25 anos, anunciou nesta quarta-feira sua candidatura para ser reeleito à chefia do Estado nos pleitos presidenciais antecipados do próximo dia 26 de abril.

O líder cazaque, que na semana passada afirmou que não estava em seus planos apresentar-se à reeleição, mas que havia recebido pedidos por carta de milhares de cidadãos, desfez a incógnita no congresso do partido governista Nur Otan realizado hoje em Astana.

“Meus planos eram outros, sinceramente. Já dirigi o Cazaquistão durante não poucos anos, desde as origens da independência. Pode ser que tenha chegado a hora de mudar. Estou pensando”, havia dito então Nazarbayev em um encontro com um coletivo de mulheres de seu país.

A república centro-asiática convocou as eleições antecipadas depois que a Assembleia do Povo do Cazaquistão, um órgão consultivo do qual fazem parte vários legisladores, propuseram antecipar os pleitos presidenciais para dar um novo mandato a Nazarbayev “nesta difícil etapa de desequilíbrios mundiais”.

Nazarbayev, de 74 anos, governa o Cazaquistão desde 1989, quando esse país ainda fazia parte da União Soviética.

Embora a Constituição do Cazaquistão proíba o exercício da chefia do Estado por mais de dois mandatos, contempla uma ressalva expressa para Nazarbayev por sua condição de primeiro presidente do país desde sua independência. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.