Presidente do Cazaquistão anuncia que concorrerá a mais uma reeleição

  • Por Agencia EFE
  • 11/03/2015 07h13
  • BlueSky

Moscou, 11 mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, no poder há mais de 25 anos, anunciou nesta quarta-feira sua candidatura para ser reeleito à chefia do Estado nos pleitos presidenciais antecipados do próximo dia 26 de abril.

O líder cazaque, que na semana passada afirmou que não estava em seus planos apresentar-se à reeleição, mas que havia recebido pedidos por carta de milhares de cidadãos, desfez a incógnita no congresso do partido governista Nur Otan realizado hoje em Astana.

“Meus planos eram outros, sinceramente. Já dirigi o Cazaquistão durante não poucos anos, desde as origens da independência. Pode ser que tenha chegado a hora de mudar. Estou pensando”, havia dito então Nazarbayev em um encontro com um coletivo de mulheres de seu país.

A república centro-asiática convocou as eleições antecipadas depois que a Assembleia do Povo do Cazaquistão, um órgão consultivo do qual fazem parte vários legisladores, propuseram antecipar os pleitos presidenciais para dar um novo mandato a Nazarbayev “nesta difícil etapa de desequilíbrios mundiais”.

Nazarbayev, de 74 anos, governa o Cazaquistão desde 1989, quando esse país ainda fazia parte da União Soviética.

Embora a Constituição do Cazaquistão proíba o exercício da chefia do Estado por mais de dois mandatos, contempla uma ressalva expressa para Nazarbayev por sua condição de primeiro presidente do país desde sua independência. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.