Presidente do Parlamento iraquiano sai ileso de atentado com bomba

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2014 13h23

Bagdá, 10 fev (EFE).- O presidente do Parlamento iraquiano e destacado representante da minoritária comunidade sunita, Osama al Nuyaifi, e seu irmão, o governador de Ninawa, Azil al Nuyaifi, saíram ilesos de um atentado nesta segunda-feira na zona de Al Gafran, no sul de Monsul, capital da província.

Uma fonte da polícia Iraquiana informou à Agência Efe que uma bomba explodiu durante a passagem do comboio em que viajavam os altos cargos quando se dirigiam a Erbil, capital da região autônoma do Curdistão.

Uma das rodas do veículo no qual Osama al Nuyaifi viajava explodiu pelo impacto da bomba, mas o presidente do Parlamento não ficou ferido, disse a fonte.

O comboio continuou posteriormente seu trajeto a Erbil, depois que os feridos foram transferidos a um hospital próximo para receber tratamento médico.

Osama al Nuyaifi preside a lista sunita dos Unidos, que será apresentada nas próximas eleições parlamentares, previstas para o próximo dia 30 de abril, após ter se separado da lista Al Iraqiya, liderada pelo ex-primeiro-ministro do Iraque Iyad Allawi, que é xiita.

Al Nuyaifi se mostrou muito crítico nos últimos meses com a gestão do Governo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, a quem acusou de utilizar o Exército para reprimir os crescentes protestos dos sunitas.

As Forças Armadas enfrentam membros da Al Qaeda e milicianos tribais sunitas nas duas principais cidades da província ocidental de Al-Anbar, Ramadi e Faluja, no meio de uma escalada da violência sectária e do terrorismo contra civis e forças de segurança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.