Primeiro-ministro da Crimeia pede ajuda a Putin para acalmar situação

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2014 05h43

Kiev, 1 mar (EFE).- O primeiro-ministro da república autônoma da Crimeia, Sergei Aksionov, pediu ajuda neste sábado ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para restabelecer a paz e a tranquilidade nessa região ucraniana, cuja maioria da população é de origem russa.

Aksionov fez este pedido em um comunicado, no qual anunciou sua decisão de pôr todas as forças de segurança da república autônoma sob seu controle pessoal, enquanto cresce a tensão entre as autoridades locais pró-Rússia e o novo poder ucraniano em Kiev.

“Como chefe do Conselho de Ministros da república autônoma da Crimeia, e no exercício dos poderes que me foram delegados pela Rada Suprema (legislativo) da Crimeia, tomei a decisão de pôr temporariamente sob meu controle as unidades e grupos militares do Ministério do Interior, do Serviço de Segurança, das Forças Armadas, do Ministério de Situações de Emergência, da Frota, do Ministério Público e da Guarda de Fronteiras”, afirmou.

“Todos os comandantes deverão obedecer unicamente às minhas ordens e instruções, e peço aos que não estejam de acordo que se retirem do serviço”, solicitou Aksionov.

O chefe do executivo autônomo justificou sua decisão ao afirmar que ocorreram distúrbios na região com o uso de armas de fogo e as estruturas de segurança são incapazes de restabelecer a ordem de maneira efetiva.

Por tudo isso, e “compreendendo minha responsabilidade pela vida e a segurança dos cidadãos, me dirijo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para que preste sua ajuda para garantir a paz e a tranquilidade no território da Crimeia”, acrescentou.

O primeiro-ministro também considerou ilegal a designação por parte das autoridades centrais de Kiev do novo chefe de polícia da Crimeia, Igor Avrutski. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.