Pró-Sangue pretende recompor seus estoques nesta semana
Com situação crítica, Fundação Pró-Sangue pretende recompor seus estoques nesta semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário. No Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, destas 87% são de forma voluntária, 13% correspondem à doação vinculada.
Celebrada amanhã, a data tentará suprir a queda das bolsas de sangue da Instituição que, só neste mês de novembro, foi superior a 25%. A médica da Fundação Pro-Sangue, Selma Soriano, alertou que, com a chegada das festas de fim de ano e das férias, o número deve subir ainda mais.
*Ouça os detalhes no áudio
O Hemocentro da Santa Casa de São Paulo também permanece com os estoques em baixa nos meses de dezembro e janeiro. Falando à repórter Cris Santos, a coordenadora de Capitação do Hospital, Lilian Razaboni, fizeram um apelo à população.
Para doar basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e portar um documento com foto. É bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebida alcoólica, 12 horas antes.
O posto das Clínicas, da Fundação Pró-Sangue, fica na avenida Enéas Carvalo de Aguiar, 155, e atende das 7h às 19h. Mais informações no site www.prosangue.sp.gov.br ou pelo Alô Pró Sangue 0800.55.0300.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.