Produção da indústria no país cresceu 2,9% em janeiro
Rio Janeiro, 11 mar (EFE).- A produção industrial brasileira cresceu 2,9% em janeiro em comparação com dezembro do ano anterior, quando o indicador caiu 3,7%, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento de janeiro, no entanto, não foi suficiente para compensar os prejuízos acumulados em novembro e dezembro de 2013, período no qual a indústria somou uma queda de 4,3%.
A produção da indústria caiu 2,4% em relação a janeiro do ano anterior, enquanto no acumulado nos últimos 12 meses do ano aumentou 0,5%, segundo os dados divulgados pelo IBGE.
Durante 2013, a indústria cresceu 1,2%, mas não conseguiu recuperar a perda de 2,5% de 2012.
O relatório assinala que, em janeiro, 17 dos 27 setores industriais analisados pelo IBGE registraram altas na produção e o melhor resultado correspondeu ao farmacêutico, que cresceu 29,4%.
O segmento de veículos automotores, um dos mais importantes do país, registrou avanço de 8,7%, após a acentuada queda de mais de 17% em dezembro, enquanto o de máquinas e equipamento subiu 6,4%.
Entre os setores que registraram uma queda da produção, destaque para o de tabaco, com uma queda de 47,6%; de produtos químicos (-2,5%) e de refino de petróleo e produção de etanol (-2,2%), “influenciado pela paralisação em unidades produtivas do setor”, de acordo com o IBGE. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.