Produção industrial caiu 3,5 % em dezembro, o pior dado de 2013
Rio de Janeiro, 4 fev (EFE).- A produção industrial do Brasil caiu 3,5% em dezembro com relação ao mês anterior, em seu pior resultado de 2013 e que representa amarrar dois meses com crescimento negativo, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se do maior resultado negativo da série desde dezembro de 2008 (-12,2%).
No acumulado do ano, a indústria registrou uma leve expansão de 1,2%, dado que contrasta com a queda de 2,5% sofrida em 2012, conforme o relatório do IBGE.
O dado positivo de 2013 se explica pela expansão experimentada pelaa indústria no primeiro semestre (2,1%), que depois foi freada na segunda metade do ano (0,3%).
O relatório assinala que, em dezembro, 22 dos 27 setores industriais registraram queda na produção. O pior resultado correspondeu ao segmento de veículos automotores, que teve uma acentuada queda de 17,5%. O mal desempenho deste ramo foi fruto da decisão de várias empresas de conceder férias coletivas.
A indústria de veículos acumula uma queda da produção de 22,9% nos últimos três meses, após ter subido 9,5% entre agosto e setembro. No conjunto do ano, este setor terminou com melhora de 7,2%.
Outras contribuições negativas importantes em dezembro foram nos setores de máquinas e equipamentos (-6,2%), farmacêutica (-11,7%), refino de petróleo e produção de etanol (-4,3%) e metalurgias básica (-7,4%). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.