Putin anuncia que Índia entrará na Organização de Cooperação de Xangai

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2015 12h48

Ufa (Rússia), 8 jul (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira o começo oficial do processo de adesão da Índia à Organização de Cooperação de Xangai (SCO), um bloco regional de caráter político, econômico e de segurança integrado pela Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.

“Damos início ao processo de plena adesão da Índia à Organização de Cooperação de Xangai”, disse Putin ao se reunir em Ufa com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, antes de ambos participarem nesta noite do jantar que irá inaugurar a cúpula dos países Brics.

A SCO, que realizará também uma cúpula na próxima sexta-feira, conta com cinco membros observadores, Afeganistão, Irã, Mongólia, Índia e Paquistão.

Estes dois últimos apresentaram em setembro de 2014 seu pedido de adesão, e espera-se que nesta cúpula seja adotada a decisão de dar início ao procedimento de entrada dos dois países vizinhos e rivais nucleares.

Por outro lado, a adesão do Irã, que também solicitou, dependia do êxito das negociações nucleares e o fim das sanções a esse país, segundo deixou claro Moscou, atual presidente da SCO.

O chefe do Kremlin disse, ao receber o primeiro-ministro da Índia, que os países emergentes do Brics devem adotar nesta cúpula “uma estratégia a longo prazo de cooperação e pôr em funcionamento o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)”.

Segundo o presidente da entidade, o indiano Kundapur Vaman Kamath, “os primeiros empréstimos serão concedidos no próximo mês de abril”.

Em sua reunião com Modi, Putin expressou sua frustração por não ter decidido praticar ioga.

“O que ainda não fiz é praticar ioga. É algo que encanta. Tentarei, farei o que puder a partir do meu nível de preparação física”, assegurou Putin ao primeiro-ministro da Índia.

O líder do Kremlin acrescentou que quando vê autênticos praticantes, “parece impossível alcançar essa perfeição”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.