Putin chega a Brisbane para o G20 com a crise da Ucrânia ao fundo

  • Por Agencia EFE
  • 14/11/2014 12h18

Brisbane (Austrália), 14 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta sexta-feira à cidade australiana de Brisbane para participar da cúpula do G20, onde os assuntos econômicos não poderão ofuscar a crise na Ucrânia.

Putin se deslocou até a Austrália em um avião russo Ilyushin Il-96-300PU, segundo a televisão local “ABC”.

A presença do líder russo na Austrália está marcada pela crise na Ucrânia e pelos quatro navios de guerra russos que se encontram no noroeste do país.

O Exército ucraniano repeliu ontem à noite uma nova tentativa das milícias separatistas pró-russas de tomar o aeroporto internacional de Donetsk, cidade no leste da Ucrânia controlada pelos separatistas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse hoje em Canberra que a ação da Rússia na Ucrânia é “inaceitável” e ameaçou Moscou com mais sanções se a situação piorar.

“As sanções poderiam ser levantadas se a Rússia adotasse uma atitude positiva com a Ucrânia (…) as sanções podem ser piores se a Rússia continuar fazendo com que a situação se deteriore. É assim simples”, manifestou Cameron, antes de viajar para Brisbane para a cúpula do G20.

Governantes da Argentina, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Japão e México já chegaram a Brisbane, e nas próximas horas são esperados o presidente da China, Xi Jinping, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se encontra em Mianmar, deve chegar a Brisbane no sábado.

A cúpula do G20 será realizada no sábado e no domingo e espera-se que sejam aprocados objetivos para impulsionar o crescimento econômico e a criação de postos de trabalho. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.