Putin felicita Tsipras e crê na cooperação entre Moscou e Atenas

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 07h21

Moscou, 21 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou nesta segunda-feira o líder da Syriza, Alexis Tsipras, por sua vitória nas eleições gregas e lhe manifestou sua esperança em que a cooperação entre Moscou e Atenas continuará a bom ritmo.

“O chefe do Estado russo expressou sua esperança que continuem o diálogo construtivo e o trabalho conjunto para reforçar a cooperação russo-grega em diversos âmbitos, incluindo o comercial, energético e humanitário”, assinala um comunicado divulgado pelo Kremlin.

Moscou e Atenas assinaram este semestre um acordo para ampliar à Grécia o gasoduto russo Turkish Stream, um projeto que prevê unir Rússia com o sul da Europa através do Mar Negro e os territórios turco e grego.

A Rússia anunciou o projeto de um novo gasoduto através do Mar Negro após renunciar ao South Stream, que devia fornecer gás russo a países europeus como Itália, Áustria e Hungria através da Bulgária.

Com 99,44% dos votos apurados, a esquerdista Syriza foi a vencedora das eleições gerais realizadas ontem na Grécia com 35,47% e 145 cadeiras, à frente dos conservadores do Nova Democracia, que conseguiram 28,09% e 75 deputados. EFE