Putin impulsionará cooperação nuclear durante visita à Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2014 08h57

Moscou, 10 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, impulsionará a cooperação nuclear com a Argentina durante a visita oficial que fará a Buenos Aires no próximo sábado dentro de sua viagem pela América Latina, informou nesta quinta-feira o Kremlin.

Segundo o assessor do presidente russo para assuntos internacionais, Yuri Ushakov, Putin deverá expor o interesse da corporação atômica russa Rosatom de participar da construção da usina nuclear argentina Atucha-III.

Ushakov adiantou que, após as conversas entre os presidentes da Rússia e da Argentina, Cristina Kirchner, ambos os líderes devem assinar um “acordo de cooperação no âmbito do uso da energia nuclear com fins pacíficos”.

Há algumas semanas, o presidente da Rosatom, Sergei Kiriyenko, ressaltou o interesse de sua corporação em ampliar a cooperação com a América Latina, especialmente com Argentina e Brasil.

“Estamos interessados em ampliar nossa colaboração com Argentina e Brasil. Temos bons contatos”, disse Kiriyenko ao ressaltar que a América Latina, um mercado não tradicional para a Rússia, é “uma das prioridades de desenvolvimento da Rosatom”.

A construção da Atucha III, um projeto avaliado em US$ 3 bilhões, representará a quarta usina nuclear da Argentina.

No plano político, Ushakov destacou o grande nível de sintonia entre Moscou e Buenos Aires e acrescentou que as posturas de ambos os países frente a maioria dos problemas internacionais são coincidentes ou próximas.

“A Argentina compartilha nossa avaliação da situação na Ucrânia. Nossas posições são muito próximas”, disse o assessor presidencial, que destacou que a presidente argentina criticou publicamente a diferença de abordagens (“dois pesos e duas medidas”) do Ocidente diante de situações como a da Crimeia ou das ilhas Malvinas.

De acordo com Ushakov, Putin e Cristina Kirchner abordarão a interação de formatos regionais de integração, como a União Econômica Eurasiática, por uma parte, e Mercosul e Unasul, de outra.

A capital argentina será a segunda parada do líder do Kremlin em sua viagem pela América Latina, na qual também passará por Cuba e Brasil, onde participará de uma cúpula de potências emergentes (Brics) e acompanhará a final da Copa do Mundo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.